Escolha uma Página

Como surgiu o pastel? Poderíamos começar a história com um “era uma vez uma deliciosa iguaria feita de farinha, recheio caprichado, frita em óleo bem quente”. Mas de fato ficaríamos confusos em afirmar de qual lugar no mundo essa narrativa se inicia. Afinal, há indícios europeus, chineses e japoneses sobre o lugar de surgimento dessa comida que amamos tanto.

Bom, mais ou menos. É que pastel, como esse que comemos no Brasil, é só aqui mesmo. Em outros lugares do mundo pastel pode ser até sinônimo de bolo. Isso, esse mesmo de confeitaria que você está imaginando. Enquanto os pastéis orientais não têm o tamanho, muito menos a oferta de recheios que conhecemos.

Sendo assim, é muito bacana pensar nas várias comidas que o Brasil desenvolveu por conta da sua formação plural de etnias.

Como surgiu o pastel na Europa

Para falarmos sobre como surgiu o pastel é preciso resgatar um pouquinho de história. É sabido que durante a Idade Média, a Europa se desenvolveu grandemente no quesito gastronomia, em especial nas massas. Dessa maneira, há registros de diversos experimentos e receitas de massas recheadas que se assemelham muito ao nosso pastel, porém, eles eram assados.

Depois de mais alguns anos e testes, essas massas passaram a serem fritas e servidas ainda quente. O primeiro registro dessa iguaria vem da Península Ibérica. Como esse era o mesmo período em que os portugueses atracaram os navios em nossas praias, há quem diga que foram eles que trouxeram a receita bem fresquinha para cá.

Porém, como esclarece Sandro Dias, professor de História da Gastronomia do Centro Universitário SENAC, “Desde o século 17 temos algumas preparações de massas fritas recheadas em Portugal, mas não podemos dizer que se trata de uma mesma coisa”. Por exemplo, conhecemos os Pastéis de Santa Clara e os Pasteizinhos de Belém que sem dúvida, são alimentos completamente diferentes dos pastéis aos quais nos referimos aqui no Brasil.

Como surgiu o pastel na China

Como não falar de massa na terra que criou a farinha de arroz, o macarrão e o rolinho primavera? Pois é, complicado pensar em como surgiu o pastel sem passar pela China. Você já parou para pensar nas semelhanças entre o harumaki e o nosso pastel?

Primeiramente, tanto o rolinho primavera como o nosso pastel tem como base uma massa fina e lisa. Enquanto a receita chinesa usa farinha de arroz, nós usamos farinha de trigo. Depois é colocado um recheio normalmente salgado, em seguida a massa é fechada e frita.

Ainda temos mais uma curiosidade sobre assunto. Os rolinhos primavera eram feitos em ocasião do Ano Novo Chinês, também conhecida como festa da primavera. As culturas milenares aprenderam que o ano se inicia com o desabrochar das flores, em um movimento de renascimento. Assim, comer a iguaria é como apreciar a surpresa do recheio que o novo ano lhe oferece.

Como surgiu o pastel no Japão

Precisamos dar uma volta ao mundo para tentar entender como surgiu o pastel. De maneira geral precisamos considerar se a guioza é mesmo um prato típico japonês, porque é a partir dessa receita que os japoneses podem ter influenciado a criação do pastel como o conhecemos no Brasil.

De semelhante na receita anterior chinesa estão a massa e o recheio, o diferente está na forma de fechar o salgado. Enquanto o rolinho é enrolado, como o nome já diz, a guioza é fechada sobre pressão entre as partes, aí sim vem a semelhança ao nosso pastel.

Porém, de acordo com a arqueologia gastronômica, a guioza é de origem chinesa, mas que ganhou muita popularidade, e adaptações, após a 2ª Grande Guerra na terra do sol nascente. A iguaria pode ser consumida frita, assada ou cozida, servida com caldo em diversos restaurantes ao redor do mundo. 

Como surgiu o pastel no Brasil

Pesquisar sobre gastronomia é também buscar por aspectos históricos e culturais, já reparou nisso? O pastel brasileiro é um exemplo muito bacana. Voltemos ao Professor Sandro Dias, que afirma, “O pastel tal como o conhecemos, é relativamente recente: sua configuração atual se desenvolveu nos primeiros anos do século 20”.

E o que acontecia no Brasil nesse período? De fato, o país recebia milhares de imigrantes diariamente para trabalharem nas fazendas e colônias. Era enfim, abolida a escravidão. Portanto a chegada de pessoas de várias partes do mundo, de diversas culturas e costumes, para recomeçarem suas vidas, foi uma ebulição riquíssima.

Assim, por conta do porto de Santos, estão nessa cidade os primeiros registros de pastelarias no país. Imigrantes japoneses e chineses proporcionando por meio da culinária a união de uma receita de tradição milenar, adaptada ao paladar dos moradores da nova terra, os brasileiros. Nas colônias já era feito desde 1890, porém, ainda não era o pastel como conhecemos hoje.

Ingredientes

Como surgiu o pastel de feira

E como surgiu o pastel de feira? Embora se considere que a feira de rua tenha surgido em 1914, como um espaço onde os produtores pudessem vender diretamente aos consumidores, o pastel só chegou a esse tipo de comércio lá pelos anos de 1940.

E isso se dá por conta das Guerras Mundiais. De um lado, os imigrantes dos países que haviam lutado ao lado da Alemanha sofriam uma espécie de malquerença. Do outro, os imigrantes que vieram de outros países eram grandemente apreciados. De forma que diversos japoneses aproveitaram da ignorância brasileira e se diziam chineses, para que seu produto fosse melhor aceito. E precisamos dizer quão certeiros eles foram?

Na feira o ambiente de comércio era livre, de forma que essa confusão não fazia a menor diferença. O tamanho do salgado foi crescendo à medida que a fome e as experiências gastronômicas foram dando certo. Afinal, depois de um longo período de trabalho, saborear um alimento rico em proteínas e sabor vai muito bem, não é?

Como o pastel se tornou um prato popular no Brasil

Assim como os imigrantes chineses e, principalmente os japoneses, iam se espalhando pelo Brasil, levaram consigo as experiências de negócios que estavam dando certo. Embora o porto de Santos tenha sido fundamental para o desenvolvimento econômico do estado de São Paulo, ele foi um laboratório prático de economia.

Portanto, como o alimento mais consumido na capital paulista não seria um sucesso em outras cidades do país? Então, a partir da década de 1950 o Rio de Janeiro e Belo Horizonte já começaram a servir pastéis em feiras livres.

Mas a primeira pastelaria fora de São Paulo foi aberta em Maringá, no Paraná. De lá, o salgado frito seguiu para Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O mesmo aconteceu com as regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

É provável que as porções de mini pastéis, hoje servidas em restaurantes dos mais sofisticados aos mais simples, tenha surgido como complemento da gastronomia afetiva. Quando a pessoa tem o costume de um determinado alimento mais pela emoção do que pelo gosto. Afinal, pastel gostoso mesmo é aquele bem recheado e frito na hora, bem fresquinho e crocante.

As opções de pastéis doces são ainda mais recente. Não se tem um registro preciso de quem, quando ou onde passou a ser feito os experimentos com chocolate, banana e canela, ou outras frutas. Mas estima-se que seja entre os anos 1990 e começo do século 21.

Como surgiu o pastel na sua vida?

Queremos saber mais sobre você. Qual foi a primeira vez que comeu pastel? Qual o sabor e com quem você estava? Conte para nós aqui nos comentários.