Na alimentação saudável,quando falamos de pastel o que importa é o recheio, é ele que fará a diferença nas calorias, já que a massa é frita, mas isso não é algo tão ruim assim. Nutrólogos e psicólogos falam que a falta de equilíbrio é que é o verdadeiro vilão da má alimentação.
Por isso, comer um pastel com os amigos de vez em quando não é nenhum crime, pelo contrário. Se vai deixar você feliz, a possibilidade de fazer bem é muito grande.
Sugestões de recheios
A equipe da The Paztel selecionou algumas opções de recheios menos calóricos para você manter a sua alimentação saudável. Qual delas você já provou? Lembrando que aqui vale abusar dos queijos mais leves, legumes e temperos:
– Azeitona, champignon, ervilha, rúcula, tomate e queijo branco;
– Frango, queijo catupiry, milho, cebola e orégano;
– Bacalhau, muçarela, hortelã, limão e azeitona;
– Tomate seco, muçarela de búfala, rúcula e orégano;
– Banana, mel e canela.
Então, sem desculpas. Você já pode voltar a comer o seu The Paztel com vontade e sem peso na consciência.
Mas afinal, o que é alimentação saudável?
Essa, aliás, é a pergunta que todos nós deveríamos nos fazer de vez em quando, só para não esquecer, porque o bem-estar depende da nossa alimentação. Tudo o que consumimos tem um reflexo direto no nosso corpo.
E nem estamos falando ainda sobre a importância do exercício físico para queimar as calorias, criar massa muscular e melhorar a saúde como um todo. Estamos questionando: Como, o que e quando comemos.
– Quando temos muita fome de doce, normalmente é o nosso emocional que precisa de atenção;
– Quando temos sono em excesso, a causa pode ser a falta de vitaminas do complexo B e selênio;
– Quando colocamos sal demais nas comidas com frequência, é possível que as causas sejam ansiedade e muita agitação;
E por aí vai. Dessa forma, quando falamos em alimentação saudável não é possível que concentremos nossas atenções apenas no cardápio. A visão precisa ser ampliada.
Por exemplo, você sabia que comer sempre a mesma coisa não ajuda na alimentação saudável? Ao variar o cardápio, diversificamos a ingestão de nutrientes, algo que funciona muito bem.
Educando o nosso paladar
Porém, quando falamos de alimentação saudável, muitas pessoas acabam ficando no lugar-comum. Por medo do desconhecido e de não gostar das novas experiências, acabamos não provando comidas que podem até nos surpreender.
Uma sugestão? Se dê chance de provar alguns alimentos e combinações novas. A The Paztel tem uma série de recheios prontos para serem misturados e você pode criar sabores e testar o seu paladar.
Sugestões de recheios pouco calóricos diferentes:
– Alho frito, hortelã, limão, rúcula e queijo branco;
– Cebolinha, salsinha, champignon, maionese, palmito, milho, queijo catupiry e molho de pimenta;
– Rúcula, carne seca e tomate;
Embora essas combinações possam parecer diferentes, vale provar. Claro que respeitando a si mesmo e os próprios gostos.
Leia mais: Os 5 sabores de pastel que são os queridinhos dos brasileiros
Tudo é bom senso
Ainda que o pastel esteja liberado para comer de vez em quando, respeite a sua necessidade de nutrientes e calorias. Os especialistas em alimentação saudável defendem que é preciso planejar a alimentação.
Uma vez que você faça uma lista ou planilha onde escreva o que vai comer ao longo do dia/ semana, metade da ansiedade já foi embora. Assim, você controla a gula, baixa a ansiedade e evita o desperdício.
Outra sugestão: Consumir o que é da estação. Pois os alimentos que são da estação estão em harmonia com as necessidades do organismo, apresentam menos agrotóxicos e costuma estar mais baratos.
Dessa forma, é possível dizer que alimentação saudável é contexto. Também vale procurar a orientação de profissionais para auxiliar na sua dieta e no cardápio.